Carregando ...

Saiba tudo sobre o Implante Coclear

9 de fevereiro de 2018
50ef840e-91fa-439d-b780-fc35cc1e6d92.jpg

O implante coclear, também chamado de “ouvido biônico”, é um dispositivo sofisticado que proporciona às pessoas com perda de audição severa ou profunda, a identificação dos sons. É indicado para pacientes que não tenham obtido resultados satisfatórios somente utilizando os aparelhos de audição convencionais.

Composição

O dispositivo do implante coclear é composto pelo microfone, que capta os sons; processador de fala, que seleciona e codifica os elementos da fala; antena transmissora, responsável por enviar os sinais codificados para o componente interno; receptor/estimulador, que converte os sinais em impulsos elétricos que serão enviados para os eletrodos do feixe (posicionado dentro da cóclea), capaz de estimular o nervo auditivo para que este envie as informações ao cérebro.

Indicação

Para que o implante coclear seja indicado pelo otorrinolaringologista, o paciente passará por uma avaliação que engloba: história clínica da perda auditiva, exame físico, realização de exames auditivos (audiometria, otoemissões acústicas, potencial evocado auditivo) e de imagem (tomografia e ressonância magnética de ossos  temporais.

Também é realizada uma avaliação por outros profissionais como: fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e, nos casos em que a cirurgia seja em uma criança, também é necessário uma avaliação com um pediatra/neuropediatra.

A equipe multidisciplinar desempenha um papel crucial durante o processo. O fonoaudiólogo, por exemplo, realizará diversos testes auditivos antes da cirurgia, com o objetivo de estimar se a cirurgia trará ganhos para o paciente ou se ele deverá continuar usando aparelhos de audição convencionais e, no pós-operatório, fará os mapeamentos do aparelho (programações).

O psicólogo, é o responsável por avaliar as expectativas do paciente e da família em relação à cirurgia e continuar dando suporte à diferentes demandas emocionais que podem surgir após a implantação. Já o assistente social orientará como é possível o paciente conseguir recursos para a manutenção do seu dispositivo.

Procedimento

A cirurgia do implante coclear é realizada com auxílio de microscópio, monitorização do nervo facial e anestesia geral. Dura, em média, duas horas e pode ser feita em crianças a partir de um ano de idade, dependendo do seu peso. Normalmente, o fonoaudiólogo realiza os testes do dispositivo ainda durante o procedimento.

Pós-operatório

O pós-operatório da cirurgia de implante coclear costuma ser tranquilo e não causa muitos sintomas desagradáveis. Após o procedimento, o paciente realiza uma radiografia para checar o posicionamento do implante dentro da cóclea. A alta hospitalar costuma ser dada 24 horas depois da cirurgia.

Um curativo compressivo em volta da cabeça, com a finalidade de evitar a formação de hematomas no local da cirurgia, acompanha o paciente durante os três primeiros dias. O retorno ao médico para a retirada dos pontos atrás da orelha acontece após 7 ou 10 dias e a ativação do aparelho pelo fonoaudiólogo é feita, em média, em 30 a 45 dias.

Onde fazer a cirurgia de implante coclear?

A Clínica Rhinus é pioneira em cirurgias avançadas de ouvido no Estado do Maranhão, como a colocação de implante coclear.  Dispomos de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e com vasta experiência.

logo_branco

A Clínica Rhinus foi idealizada por um grupo de especialistas interessados em desenvolver, em São Luis, uma clínica completa e de alto padrão de resolutividade em otorrinolaringologia

Buscamos ser reconhecidos como referência em prevenção e tratamento otorrinolaringológicos, oferecendo alternativas eficazes com o que há de mais moderno e atual

Curta nossa Fanpage

Clínica Rhinus 2017 ® Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alquimia Design.