Carregando ...

Especialista em Otoneurologia faz alerta sobre tonturas

11 de abril de 2018
20180410_204147-676x507.jpg

A tontura é a segunda causa de avaliação médica, perdendo apenas para a dor de cabeça, tornando-se também um grande desafio para os profissionais da saúde. Não é raro que pacientes com esta queixa permaneçam muito tempo sofrendo antes de encontrar o correto tratamento.

“Muitas vezes a tontura é rotulada como labirintite. Porém, labirintite é uma doença rara e o paciente com tontura deve ser muito bem investigado”, alerta Patrick Burke, médico otorrinolaringologista e especialista em doenças do labirinto.

Pouco divulgada, a otoneurologia é a área da otorrinolaringologia que se dedica às tonturas e transtornos do equilíbrio corporal e da audição, e também suas relações com o sistema nervoso central e periférico. Patrick Burke é médico otorrinolaringista e o único especialista em otoneurologia no Maranhão.

“Pessoas com tontura quase sempre acreditam que estão com labirintite, mas essa leva à tontura incapacitante e que demora meses, além de perda total da audição de um dos lados. Tontura, na maioria das vezes, é sinal de uma labirintopatia, ou seja, uma doença do labirinto, e a labirintite é apenas uma delas”, informa o especialista.

É ele quem explica que o objetivo do otoneurologista é tratar preventivamente esses casos, melhorando a qualidade de vida do paciente. Tonturas, vertigens e desequilíbrios são sinais de que o sistema vestibular não anda bem. Para diagnosticar se o problema é no labirinto e o que ele provoca, é realizada uma série de exames, chamados otoneurológicos.

“Na avaliação otoneurológica, o paciente é visto como um todo, com ênfase nos sistemas auditivo e o vestibular. Tudo para identificar qualquer alteração ou doença que possa estar prejudicando o equilíbrio corporal. Conseguimos avaliar se o problema está no labirinto, no nervo do labirinto ou mesmo no sistema nervoso central”, explica Dr. Patrick.

Dentre as causas mais frequentes, podemos destacar a enxaqueca, que atua no labirinto, alterando a sua função. Outra bastante frequente é a Vertigem Postural Paroxística Benigna, que consiste em ter soltos cristais de cálcio dentro do labirinto, e que é tratada sem medicações. Náuseas, vômitos, palidez, sudorese, taquicardia, sensação de desmaios, zumbido e até mesmo quedas também são sintomas que denunciam algum problema.

Apesar de ser comum em idosos, a tontura pode atingir todas as idades e os sintomas podem ser variados. “Os sinais mais característicos são a falsa sensação de movimento, que pode rodar ou não, zumbidos, náuseas, vômitos e perda de audição”, explica Patrick Burke. Ele alerta que, se as pessoas apresentarem um desses sintomas, é necessário procurar um médico.

 

Fonte: http://www.blogdomichelsousa.com/especialista-em-otoneurologia-faz-alerta-sobre-tonturas/

logo_branco

A Clínica Rhinus foi idealizada por um grupo de especialistas interessados em desenvolver, em São Luis, uma clínica completa e de alto padrão de resolutividade em otorrinolaringologia

Buscamos ser reconhecidos como referência em prevenção e tratamento otorrinolaringológicos, oferecendo alternativas eficazes com o que há de mais moderno e atual

Curta nossa Fanpage

Clínica Rhinus 2017 ® Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alquimia Design.