Carregando ...

CASEUM: AS MASSINHAS FEDORENTAS DA GARGANTA

1 de junho de 2020
96518581_920473921735221_3575403945700360192_o.jpg

Em algumas situações, podem ser percebidas “massinhas” branco-amareladas nas amígdalas, chamadas de caseum ou cáseo. Elas localizam-se em espaços normais das amígdalas, as criptas.

O caseum é composto por restos alimentares, componentes da saliva, células descamadas da mucosa oral e por bactérias presentes na boca.
Quem apresenta esse problema pode não ter sintoma algum, mas, em geral, os pacientes se queixam de mau hálito, dor ou desconforto na garganta, como a sensação de algo preso.

As principais causas do acúmulo de caseum são: . condições que reduzem o fluxo salivar, como quando se respira mais pela boca do que pelo nariz.
. situações de aumento da descamação das células da boca, como o refluxo gastroesofágico.
. aumento das dimensões das criptas, como quando as amígdalas são aumentadas de tamanho.

Pode-se tentar evitar a formação do caseum com o enxague da boca e gargarejos, mesmo com água, após as refeições, além do correto tratamento do refluxo gastroesofágico. A correção da respiração oral também é de grande importância em pacientes que a apresentam como causa do problema.
Porém, nem sempre o sucesso é obtido, mesmo quando tais precauções e tratamentos são seguido de maneira apropriada. Nesses casos, pode haver indicação de procedimento cirúrgico, como a remoção das criptas a laser (pouco praticado em nosso país, pelo alto custo e necessidade de mais de uma sessão) ou até a remoção total das amígdalas.

logo_branco

A Clínica Rhinus foi idealizada por um grupo de especialistas interessados em desenvolver, em São Luis, uma clínica completa e de alto padrão de resolutividade em otorrinolaringologia

Buscamos ser reconhecidos como referência em prevenção e tratamento otorrinolaringológicos, oferecendo alternativas eficazes com o que há de mais moderno e atual

Curta nossa Fanpage

Clínica Rhinus 2017 ® Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alquimia Design.